Os perdidos tem uma relação tumultuada com a
Sebe. Eles temem o que se esconde nas curvas escuras desse
labirinto, mas eles mesmos se escondem entre os espinhos e usam portas
para a Sebe para escapar de perseguição. Em tempos de guerra, a sebe
torna-se uma série de linhas de abastecimento, rotas de fuga e campos de batalha.
A conexão entre a sebe e os Contratos
dos espinhos e cardos permanece um mistério para a maior parte dos
perdidos. O Contrato não concede capacidade adicional para um changeling
manipular a sebe, em vez disso concede-lhes o uso do poder
da sebe e seus espinhos do mundo mortal. No entanto, algumas das
cláusulas parecem funcionar melhor na sebe do que em outros lugares. Essa dicotomia faz com que alguns sábios entre
os changelings suspeitem de que os contratos dos espinhos
e cardos pode ter se originado de uma barganha faustiana
entre o criador dos Contratos e a sebe.
Qualquer que seja a verdade, a utilização dos contratos dos
Espinhos e cardos tem se tornado comum entre os
perdidos e poucos contratos são tão valorizados em tempos de guerra.
Os Contratos dos espinhos e cardos são considerados universais e custam como contratos de afinidade.
Mordida das presas de madeira (•)
A expressão mais básica do poder do changeling em imitar o labirinto terrível através da qual fugiram pela primeira vez de seus captores, Mordida das presas de madeira exige do usuário um dízimo, uma fração do seu poder concedida a uma arma contundente feita de cipó, madeira, ou outra matéria vegetal. A arma deve causar dano contuso para o contrato para ter efeito. Um inimigo atingido por uma arma abençoada por este contrato é cortado e picado por dezenas de espinhos que se elevam de forma invisível da arma no turno da utilização da cláusula.
Custo: 1 ponto de Glamour.
Parada de dados: Destreza + Fado.
Ação: Reflexa.
Brecha: O changeling usa um chicote feito de materiais vegetais, tais como uma corda de cânhamo ou mesmo uma videira espessa.
Resultados:
Falha Dramática: Os espinhos morder quem empunha a arma, fazendo com que o personagem a derrube. Sua ação no turno está perdida.
Falha: A arma não concede qualquer bônus adicional.
Sucesso: espinhos invisíveis aparecem ao longo do comprimento da arma, concedendo um bônus no ataque igual ao número de sucessos obtidos. Esse bônus se acumula com o bônus normal da arma.
Sucesso Excepcional: Além dos benefícios do sucesso, o dano da arma é convertido em letal.
Modificadores sugeridos:
+3 O contrato é usado durante um duelo formal na sebe.
+1 O contrato é usado na sebe (não acumula com o bônus do duelo na sebe)
-2 O contrato é usado contra um changeling beneficiando da ‘Armadura da Fúria dos Elementos’.
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A expressão mais básica do poder do changeling em imitar o labirinto terrível através da qual fugiram pela primeira vez de seus captores, Mordida das presas de madeira exige do usuário um dízimo, uma fração do seu poder concedida a uma arma contundente feita de cipó, madeira, ou outra matéria vegetal. A arma deve causar dano contuso para o contrato para ter efeito. Um inimigo atingido por uma arma abençoada por este contrato é cortado e picado por dezenas de espinhos que se elevam de forma invisível da arma no turno da utilização da cláusula.
Custo: 1 ponto de Glamour.
Parada de dados: Destreza + Fado.
Ação: Reflexa.
Brecha: O changeling usa um chicote feito de materiais vegetais, tais como uma corda de cânhamo ou mesmo uma videira espessa.
Resultados:
Falha Dramática: Os espinhos morder quem empunha a arma, fazendo com que o personagem a derrube. Sua ação no turno está perdida.
Falha: A arma não concede qualquer bônus adicional.
Sucesso: espinhos invisíveis aparecem ao longo do comprimento da arma, concedendo um bônus no ataque igual ao número de sucessos obtidos. Esse bônus se acumula com o bônus normal da arma.
Sucesso Excepcional: Além dos benefícios do sucesso, o dano da arma é convertido em letal.
Modificadores sugeridos:
+3 O contrato é usado durante um duelo formal na sebe.
+1 O contrato é usado na sebe (não acumula com o bônus do duelo na sebe)
-2 O contrato é usado contra um changeling beneficiando da ‘Armadura da Fúria dos Elementos’.
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chicotes
A maioria chicotes tem aproximadamente um metro e oitenta de comprimento (ou mais), são armas de couro trançado. Eles exigem mais requinte do que usar um taco de beisebol (ou espada curta), e assim, os ataques com um chicote são testados com destreza (e não força) do atacante somado ao armamento. A maioria dos chicotes infligir +1 dano contuso, embora uma peça de metal na ponta do chicote atualizará o dano para 0 (teste sem bônus de equipamento) letal.
No entanto, chicotes apropriado para a utilização do Contrato acima são feitos de material ligeiramente menos resistente, e infligir apenas danos 0 (sem modificadores de equipamento) contuso. Embora tais chicotes possam ser atualizado para -1 (Letal) com o acréscimo de peças de metal ou de objetos de perigo semelhante, mas descaracterizará o chicote para receber os benefícios do contrato.
Não importa o tipo de chicote, um personagem pode fazer um ataque com um chicote com uma penalidade de -3 para desarmar um adversário. Mesmo um único sucesso exigirá que o adversário teste força + vigor - Destreza do atacante, para manter o controle sobre sua arma. (Note que o oponente não levará dano nesse ataque) Um personagem pode usar mordida da presa de madeira para complementar este teste: as farpas invisíveis ajudarão a prender a arma em questão.
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Silvas sanguessuga (••)
Esta cláusula permite fazer com que em uma área cresça a sebe com seus espinheiros, fazendo-a roubar Glamour daqueles espetados por seus espinhos. Embora este Contrato é utilizado quase exclusivamente no mundo material, ele pode ser usado na sebe.Quando usado na sebe, esta cláusula só manipuará espinheiros criado por meio das demais cláusulas deste contrato, não poderá alterar as paredes da sebe de forma alguma. O uso de Silvas sanguessuga na sebe pode ser extremamente perigoso.
Custo: 2 pontos de glamour.
Parada de dados: Fado + Ocultismo.
Ação: Instantânea.
Brecha: O Contrato é usado contra alguém a serviço do Protetor do personagem ou contra o próprio captor.
Resultados:
Falha Dramática: Os arbustos se agarram ao changeling, drenando-lhe um ponto de seu glamour, além de quaisquer outros efeitos determinados pelo tipo de espinheiro. Tendo como resultado uma falha dramática nessa cláusula na sebe faz com que a parede da sebe se abra e engula o changeling. Ele perderá um ponto de glamour e é considerado fora do caminho (p. 220, Changeling: os perdidos). Ela é separada de seus companheiros e deve navegar a sua maneira fora das trilhas usuais da sebe.
Falha: A cláusula não ativa seu poder. Se usado na sebe, uma falha nesta cláusula é considerado como uma falha dramática.
Sucesso: Quando usado em silvas ou espinheiros pré-existentes (naturais), esse poder faz com que todos dentro de uma distância igual ao fado em metros do personagem, tenham um ponto de Glamour drenado desde que tenham sido espetados pelos espinhos. Este encantamento permanece pela duração da cena, mas só pode absorver um ponto de glamour de qualquer changeling por turno e só poderá drenar um número máximo de pontos de Glamour de um mesmo alvo igual aos sucessos do usuário no teste de ativação da cláusula. Um personagem pode evitar ser picado pelos espinhos movendo-se com deslocamento 2 ou menos. O glamour tomado desta forma não é transferido para o usuário, em vez disso permanece dentro das plantas. Há rumores de que tais plantas, ocasionalmente, produzirão frutas goblin, e changelings foram conhecidos por usar essa cláusula (antes de sacrificar o seu próprio glamour para as plantas) na tentativa de cultivar essas delícias suculentas sem os perigos de entrar na sebe. Até o momento esses contos não se mostraram confiáveis.
Quando usado para encantar espinhos criados por outra cláusula deste Contrato, o encanto se espalha para o conjunto das silvas e permanece até que a outra cláusula termine. Os detalhes da potência da drenagem permanecem os mesmos, exceto que o glamour tomado será utilizado como conbustivel para a continuação do efeito. Esses espinhos podem armazenar uma quantidade de glamour igual ao fado da personagem, ele só poderá ser usado para manter o efeito e o espinheiro não pode optar por não usar o glamour.
Exemplo: Demeter, um elemental florestripe da corte do Outono, convoca um Escudos de Espinhos quando cercado por seus inimigos da lança de ferro. Sabendo que seu feitiço vai manter seus perseguidores ocupado por apenas alguns instantes, Demeter usa Silvas Sanguessuga para capacitar seu Escudo de Espinhos. Agora, seus espinhos drenam glamour de seus adversários, além de simplesmente fazer-lhes mal. A proteção espinhosa poderá usar o glamour colhido daqueles que o perseguem (porque o fado de Demeter é 5, os arbustos podem armazenar até cinco pontos de glamour) para continuar em vigor, gastando um ponto roubado de glamour a cada passagem de um número de turnos igual aos sucessos iniciais de Demeter no teste de ativação para o Escudo de Espinhos. Com o conhecimento que seus espinhos persistirão depois que ela se for, Demeter pode escapar.
Este poder não tem efeito sobre criaturas sem uma reserva de glamour ou changelings cujo glamour foi reduzida a 0.
Sucesso Excepcional: sucessos adicionais são a sua própria recompensa.
Modificadores sugeridos:
+2 O contrato é usado em espinhos convocados por outra cláusula deste Contrato.
+1 O contrato é usado na sebe.
-2 O contrato é usado em espinhos convocados por outro changeling ou criatura feérica.
Caminho de sarças (•••)
Muitas vezes um changeling deve fugir da perseguição de um adversário mais forte e mais rápido. Esta cláusula ajuda a um personagem fazer exatamente isso. Longos espinheiros cruéis emergem da superfície encantada, retardando perseguidores e fazendo superfícies verticais quase impossíveis de escalar.
Custo: 2 pontos de glamour.
Parada de Dados: Raciocínio + Fado.
Ação: Instantânea.
Brecha: O personagem lança um punhado de espinhos da sebe atrás dele.
Resultados:
Falha Dramática: O encantamento persegue o personagem em vez de seu adversário, dolorosamente dilacerando suas mãos e antebraços. Ela sofre uma penalidade de -1 a todos os testes que requerem a utilização de suas mãos para o restante da cena.
Falha: O contrato não produz efeitos.
Sucesso: O changeling deixa um rastro atrás dela de espinhos e cardos que impedem seus inimigos. O trilho tem uma largura igual ao fado do changeling em metros e cresce no seu rasto (através de qualquer superfície, vertical ou horizontal) para um número de turnos iguais aos sucessos obtidos. Um personagem que se move através da área sofre os seguintes impedimentos: o seu deslocamento é reduzida em um para cada sucesso obtido pelo changeling, e ele sofre uma penalidade igual ao número de sucessos obtidos pelo changeling em todos os testes de esportes (tais como os de correr, saltar e escalar) que fizer enquanto estiver na área de efeito. A trilha desaparece no final da cena.
Sucesso Excepcional: Semelhante ao sucesso, salvo que os personagens que se deslocam através da trilha terão o seu deslocamento reduzido a 1 e todos as paradas de dados de esportes reduzido a um teste de sorte.
Modificadores sugeridos:
+1 O contrato é usado na sebe.
-1 O contrato é usado em uma área urbana.
-3 O contrato é usada em um local totalmente inadequado
para o crescimento de plantas, tais como dentro de um conservado laboratório de ciências.
Escudo de Espinhos (••••)
O changeling aprende a chamar espinheiros até mesmo da mais seca das terras, criando uma barreira quase impenetrável de defesa que ataca qualquer inimigo que se aproxima. Embora este Contrato é usado ocasionalmente na sebe, isso é feito a sua conta e risco.
Custo: 3 pontos de glamour.
Parada de dados: Manipulação + Fado.
Ação: Instantânea.
Brecha: O changeling corta sua própria carne (infligindo um ponto dano letal no processo) e derrama seu sangue em toda a área a ser protegida.
Resultados:
Falha Dramática: Na maioria das situações, uma falha dramática nos resultados obtidos neste teste faz que o usuário seja atingido por seus próprios espinhos, sofrendo um ataque imediato que inflige uma quantidade de dados de dano contuso igual ao seu fado. Se este Contrato for utilizado na sebe, no entanto, o dano será letal e ainda perderá um ponto de glamour para cada nível de vitalidade perdido.
Falha: O contrato não produz efeitos, e a terra permanece intacta. Se o Contrato foi usado na sebe uma falha será considerada uma falha dramática.
Sucesso: A terra se abre brotando dezenas de espinheiros emaranhados sobre o changeling em um círculo com um raio igual ao seu fado em metros. Qualquer personagem que se mover a uma velocidade maior que deslocamento 2 dentro da área emaranhada sofre um ataque imediato com uma parada de dados igual ao fado do changeling. O ataque causa dano letal e ignora a defesa (blindagem ainda se aplica), mas o espinheiro só pode atacar cada personagem uma vez por turno. Os arbustos morrem e apodrecem tornando-se pó depois de um número de turnos igual aos sucessos do personagem no teste de ativação, embora o personagem possa optar por um um ponto de glamour para os espinheiros permanecerem por um período adicional de igual período (e podem continuar a fazê-lo até ficar sem glamour ou escolhe terminar o efeito). O campo de espinheiros não se move com o personagem, mas ele pode deixá-lo para trás na tentativa de fuga.
Sucesso Excepcional: sucessos adicionais são a sua própria recompensa.
Modificadores sugeridos
+3 O contrato é usado em uma área rural ou florestal.
+1 O contrato é usado na sebe.
-1 O contrato é usado em uma área urbana.
-5 O contrato é usado em uma área inadequada para o crescimento de plantas.
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Mudando a Sebe
Personagens versados nos Contratos dos Espinhos e cardos, muitas vezes dispendem um tempo para aprender também a variação de madeira dos Contratos de elementos (p. 138, Changeling: os perdidos). As cláusulas iniciais desse contrato farão o uso das cláusulas listadas aqui um pouco menos perigosa, enquanto os níveis altos de controle dos elementos concede ao personagem algum controle sobre os espinheiros que conjurar.
Da mesma forma, um personagem com nível alto no contrato dos elementos (madeira) pode tentar manipular os espinheiros criadas por outro changeling com o contrato que está aqui. Se o fizer, sofrerá uma penalidade igual aos sucessos de ativação do changeling que inicialmente usou o poder. Se ambos os personagens possuem controle sobre o elemento, o teste se tornará disputado com manipulação + fado de ambos os personagens.
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Paredes da Sebe (•••••)
Com um uivo, o changeling levanta uma série de fortificações maciças de cardos ou espinheiros. Jovens soldados changeling, com o o medo do seu voo através da sebe ainda fresco em suas mentes, são conhecidos sucumbirem ao medo por ver subitamente o levantar da sebe alta no meio de um feudo franco. Changelings inteligentes usam esta cláusula para prender em armadilhas os inimigos ou canalizar uma força em avanço para os braços das defesas de uma corte. Poucas Magias feéricas são tão flagrantes e impressionantes como esta cláusula, e seu uso tem sido conhecido por violar juramentos de alguns feudos francos que dão uma ênfase particularmente pesada ao segredo.
Custo: 4 pontos de glamour ou 4 pontos de Glamour + 1 Força de Vontade.
Parada de dados: Presença + Fado.
Ação: Prolongada (5 sucessos necessários; cada teste representa 1 turno).
Brecha: O personagem transplanta um pequeno arbusto de espinheiro vindo de uma localidade rural para o local onde o contrato será usado logo antes da ativação (dentro da mesma cena). Enquanto a muda, obviamente, não precisa estar enraizada ao solo na mesma cena, ele deve ao menos estar viva quando plantada.
Resultados:
Falha Dramática: A fortificação de hedge cresce descontroladamente de uma maneira que beneficie os inimigos do personagem, separando-o de seus aliados ou fechando sua rota de fuga. Se uma falha dramática desta cláusula ocorrer na sebe, as paredes do labirinto de repente se abrem em uma ponte que leva diretamente a Arcádia e alerta o Gentil da presença do personagem.
Falha: As fortificações não aparecem. Se usado na sebe a falha contará como uma falha dramática.
Sucesso: paredes de espinheiros se levantam em erupção em torno do personagem, formando um labirinto. O personagem tem enorme controle sobre o crescimento dos espinhos, permitindo uma grande versatilidade, mas com as seguintes regras:
As paredes convocadas por diante tem dois metros de espessura e são muito fortes, não permitindo que alguém passe sem o uso de um facão ou outra ferramenta. As paredes proporcional cobertura substancial (-3) contra ataques de armas de fogo (e somente armas de fogo, outros ataques à distância não conseguem penetrar) e evitam ataques de combate corpo a corpo. Este Contrato não pode ser usado dentro dos limites de um edifício humano, mesmo que a céu aberto (como um estádio). Qualquer que seja o desenho que o changeling dá as paredes, eles tem sempre um limite vertical, o que significa que alguém dentro do labirinto sempre pode escalar (embora um changeling inteligente pode usar esta cláusula sob um viaduto, efetivamente destruindo a rota de fuga por cima). As paredes podem ser escalado, mas as plantas de deslocam para impedir que pessoas andaem na parte de cima delas. Um personagem que tentar fazê-lo testará destreza + esporte a cada turno, ele poderá se mover com um deslocamento igual a seus sucessos no teste, e isso contará como uma ação instantânea. Falhar no teste significa que o personagem não faz nenhum progresso, enquanto o fracasso dramático resulta em sua queda de volta para o chão do labirinto.
O changeling determina a altura das paredes, até o limite de três metros + 30 centímetros por ponto de fado do personagem. Se a altura das paredes for obstruída pararão de crescer naquela altura (em vez de se espalhando ou de puncionar o seu caminho através da barreira).O comprimento da barreira pode ser tão pequena quanto um metro para cada nível de fado quanto até dez vezes o fado. Além disso, a barreira deve ser uma única parede ininterrupta e crescerá a partir de um ponto que o changeling toque (em outras palavras, não podem ser criada a distância, mas o changeling pode colocar o conjunto da barreiras entre si e seus inimigos). Finalmente, as paredes do labirinto devem possuir espaço interno para que aqueles presos dentro dela possam se mover; nenhuma parede pode estar mais próxima do que três metros uma da outra (e estruturas circulares devem ter um diâmetro de três metros). Caso não se limite por essas diretrizes, a imaginação do changeling determina o layout das fortificações. Ele pode criar um labirinto confuso, uma barreira simples, uma parede para canalizar os inimigos de um lado a outro, ou mesmo uma fortificação circular para prender inimigos dentro.
As barreiras durarão um número de turnos igual aos sucessos obtidos no teste de ativação. Ao gastar um ponto de Força de Vontade, o changeling pode estender a sua duração até o final da cena. No final da duração (quer em turnos ou no final da cena), o changeling pode gastar dois pontos de Glamour para manter o labirinto para outra duração do mesmo período. O poder acabará, inevitavelmente, ao amanhecer ou ao pôr do sol, o que ocorrer primeiro.
Estes espinheiros podem ser manipulados pelas demais cláusulas deste Contrato. Usando ‘caminho de sarças’ sobre os espinhos do labirinto aplica-se a cláusula através de todas as paredes (bem como a parte superior das paredes), mas não todo o solo dentro do labirinto. ‘Silvas sanguessugas’ drenará glamour a qualquer contato com as paredes de espinhos. O ‘Escudo de espinhos’ se manifestará com o aparecimento de pequenos tentáculos ao longo das paredes que atacarão qualquer um que as tocar. O changeling pode perceber quando um ataque está sendo feito e poderá melhorá-lo com a ‘Mordida das presas de madeira’ com uma ação reflexa. Tais encantamentos durarão até o fim da cena ou o fim dessa cláusula, o que ocorrer primeiro.
Sucesso Excepcional: Semelhante ao sucesso, salvo que as paredes automaticamente vão se beneficiar dos efeitos de ‘Caminho de sarças’ e ‘Silvas sanguessugas’.
Modificadores sugeridos:
+5 O contrato é usado dentro de um labirinto de espinheiros já existente
+3 O contrato é usado em uma área rural ou selvagem.
+1 O contrato é usado na sebe.
-1 O contrato é usado em uma área urbana.
-5 O contrato é usado em uma área inadequada para o crescimento de plantas.
Nota: Esse contrato é uma adaptação dos 'Contracts of thorns and brambles' encontrado no livro Swords at Dawn, pag. 49.
Nota: Esse contrato é uma adaptação dos 'Contracts of thorns and brambles' encontrado no livro Swords at Dawn, pag. 49.
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